12 dicas para economizar no casamento - Blog Casamento Único

12 dicas para economizar no casamento

Por Joia Única em
12 dicas para economizar no casamento

Estamos ainda vivendo em um período de pandemia, e mesmo após a retomada das atividades financeiras e sociais quando esta pandemia acabar iremos ainda necessitar de um tempo para nos recuperar completamente, economicamente.

Mas não é por essa razão que você deve deixar de planejar seu casamento, ou desistir do seu sonho de se casar. Apesar das dificuldades econômicas que estamos passando como uma sociedade, com uma taxa de desemprego altíssima, e que muito provavelmente passaremos no futuro, ainda podemos continuar a realizar desejos que tenhamos.

É sabido que devido a isto diversas pessoas não terão disponível o valor necessário para uma festa ou celebração, especialmente uma de grande porte.

Usando um pouco de criatividade e táticas de cortes de custo, aqui você encontrará algumas dicas e possíveis soluções para que o seu casamento ou alguma forma de celebração possam ser viáveis, e que os gastos com eles não atrapalhem sua futura vida de casado(a).

Dica 1 – Economize com as Flores

Para toda festa e celebração a ambientação é uma das coisas mais importantes, para se ter o clima desejado. Porém, há diversos aspectos da decoração que podem ser considerados caros.

Um destes podem ser as flores, e é exatamente nele que é possível economizar uma quantia considerável.

Ao marcar a data do casamento, evite aquelas próximas do Dia das Mães e do Dia dos Namorados, uma era sazonal onde os valores das flores aumentam.

Também, escolha flores da temporada e que sejam cultivadas na região. Flores fora de temporada e de locais mais longes vão custar bem mais caro, quando realizado o comparativo.

Dica 2 – Limite sua lista de convidados

Considere a lista de convidados que é realmente necessária para o dia da celebração, e crie exceções a partir dela, lembrando que a equação é simples: Quanto mais convidados, maior será o valor do gasto com arranjos, pratos, comidas e etc.

Pense se por um acaso o valor ficar de R$100,00 por convidado, e você chamar apenas 10 pessoas à mais o valor dos gastos fica em R$ 1000,00.

Outro modo criativo para se economizar com o número de convidados é limitando o número de acompanhantes permitido por convidado.

Por exemplo: apenas permitir que pessoas casadas ou com relacionamentos a longo prazo possam trazer seu acompanhante.

Dica 3 – Entenda seus convidados

A realidade é que muitas das pessoas que vão a um casamento se importam apenas com a decoração no geral, as comidas e as bebidas. Então foque nas coisas que seus convidados vão se importar mais.

Detalhes são importantes, mas não é todo detalhe e toda mudança mínima que será importante para que seus convidados aproveitem a celebração.

Dica 4 – Bartender e Drinks

Esta dica está atrelada a anterior, conheça seus convidados. Se seus convidados não gostam ou não costumam tomar muitos drinks, para quê contratar esse serviço?

Outro aspecto onde podemos economizar é na escolha dos drinks e da marca. Sempre sonhou em tomar aquela vodka ou champanhe top de linha?

Compre uma garrafa para você e seu esposo(a) aproveitarem e aos convidados sirva uma marca mais popular e com preço menor.

Lembre-se também, quanto mais opções sendo oferecidas em bebidas alcoólicas, as chances são que, mais caro sairá o valor final do serviço.

Dica 5 – Convites Digitais

O mundo vive a era digital e da informação, que tal economizar com os valores de impressão e de quebra nos aproveitar a época em que vive?

O uso de convites digitais cortará totalmente o custo de impressão deles, e você não gastará muito com algo que uma pessoa pode simplesmente olhar e acabar jogando fora depois.

Dica 6 – Pacotes básicos

Lembre-se, o que é realmente importante para você? E para os seus convidados?

A iluminação da pista de dança precisa ser a mais cara disponível com diversas amenidades? E a contratação do cardápio para o casamento, precisa ser o mais caro? Chances são que não.

Desde que a iluminação esteja boa o suficiente para a ambientação do local e a comida satisfaça a fome de seus convidados, ninguém terá do que reclamar, não é mesmo?

Dica 7 – DJ ou Banda

Sim, esta é a escolha. Escolha um ou outro, e não se esqueça a animação dos noivos e dos convidados é que o que fará a festa ser aproveitável e bem lembrada.

Além disto, diversos locais oferecem um sistema de som bem elaborado, que tal pedir a um amigo que entenda do assunto para ser seu DJ? Com uma boa lista e um notebook podem ser feitos milagres.

Dica 8 – Escolha as datas certas

Sim, você pode escolher datas fora de temporada para o casamento. Muitos casais têm um certo receio em relação a isto, mas pode, e deve, escolher datas próximo ao início de temporada.

Afinal, o clima não é sempre constante e as mudanças normalmente ocorrem alguns dias antes do início de uma nova estação. Então, que tal se aproveitar disto para ter o casamento com um ótimo clima e ainda pagar menos por isso?

Outro ponto fica na data, considerando os dias da semana. Precisa ser em um sábado onde é competitivo e caro, ou pode ser realizada em uma sexta, domingo ou próximo a algum feriado municipal?

Dica 9 – Aluguel da Limusine

Bem, todos têm a ideia de que a limusine para a noiva é uma imagem bem clássica para a cerimônia do casamento, mas é imprescindível para o casamento ocorrer?

A resposta é: não. Então que tal alugar um carro luxuoso, mas que não seja tão caro para alugar? Ou pedir emprestado o carro de alguém da família que tenha uma situação financeira bacana?

Dica 10 – Local

Outro ponto onde pode ser economizado o valor da cerimônia e festa é na escolha do local. Locais tradicionais e com foco apenas no serviço de cerimônias de casamento e festas de casamento vão ser mais caros.

Logo, que tal buscar locais menos disputados? Talvez uma casa grande, um sítio, um restaurante possam ser opções interessantes para economizar um bom valor.

Dica 11 – Vestido

Hoje em dia estamos cada vez mais conectados uns aos outros, via internet. Isto gera novos mercados a serem explorados e novas possibilidades, uma delas é comprar vestidos de segunda mão.

Ou seja, vestidos de pessoas que já se casaram e não os querem mais, ou até mesmo pessoas que nem chegaram a utilizá-los. Além de ter mais possibilidades de alugar vestidos, também.

Outro aspecto a se considerar é, o quão tradicional é necessário que sua cerimônia seja? Muitos casamentos da atualidade rompem com algumas tradições de estilo, incluindo as noivas usando vestidos mais modernos e com apenas semelhanças a vestidos de noiva tradicionais.

Dica 12 – Aliança

A troca por novas alianças pode ser um valor onde há a possibilidade de economia também. Invés da compra ser feita imediatamente se os anéis de ambos estiverem em boas condições eles podem ser mantidos e polidos.

E a troca pode ser efetuada ao se comemorar um marco importante do casamento, como por exemplo: 1 ano de casado ou 5 anos de casado.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.