Ansiedade: como conviver e se adaptar - Blog Casamento Único

Ansiedade: como conviver e se adaptar

Por Joia Única em
Ansiedade: como conviver e se adaptar

A ansiedade trata-se de uma resposta do corpo de forma temporária, natural e normal, a situações que causam muito estresse. Como exemplos pode-se citar, um casamento, mudança de emprego, saída da casa dos pais. Ou seja, situações onde o ser humano não consegue ter controle dos processos de mudanças e novas experiências, pode-se dizer que se trata de um instinto de auto preservação, como agir frente a situação de um perigo iminente.

Utilizando recursos internos, a ansiedade nos prepara para situações da vida e para que possamos ter um bom desempenho diante delas. Um grau equilibrado de ansiedade é bom para saúde, pois deixa a pessoa preparada para enfrentar situações sem correr risco, faz com que analise critérios adequados para sua defesa, o que prejudica é o excesso, onde lhe paralisa impedindo a pessoa de se desenvolver, e ter uma boa performance.

Principais sintomas de um excesso de ansiedade:

  • Sintomas psicológicos medo e preocupação em excesso (principalmente com seu futuro), angústia, dificuldade de concentração, pensamentos disfuncionais/negativistas (onde tudo de ruim pode lhe acontecer);
  • Sintomas físicos: dificuldade para respirar, ou hiperventilação, dores no peito, acompanhados de taquicardia, sudorese, formigamento ou tensão dos membros, ondas de calores ou calafrios, tonturas e sensações de desmaios.

As principais causas das crises de ansiedade se dão diante de gatilhos de situações traumáticas e estressantes, podendo manifestar de maneira intensa os sintomas citados acima. Os gatilhos podem ser isolamento, questões familiares, relacionamentos, dificuldades financeiras e no trabalho.

Como controlar a ansiedade do dia a dia

Imagem de mulher com os dedos na testa, estressada

Para controlar os níveis de ansiedade do dia a dia, se faz necessário que as pessoas comecem a viver o momento presente de forma plena, ou seja se conectar ao máximo a cada situação em que está vivenciando, outras formas simples são:

  • Gestão do estresse: a inserção de práticas de meditação e respiração diafragmática, contato com ambientes que lhe transmitam um momento de descanso.
  • Movimente-se: pratique atividades físicas que lhe proporcionem prazer. De forma moderada, 30 minutos, 5 vezes por semana, ou de intensidade elevada, 75 minutos, 2 vezes por semana.
  • Realize uma alimentação equilibrada e colorida: evite o consumo de cafeína, bebidas alcoólicas e cigarro.
  • Tenha um sono restaurador: para se ter uma boa noite de sono  faça exercícios durante o dia , mantenha um ritmo em sua rotina adequando os horários de dormir e acordar, prepare o ambiente 15 minutos antes de dormir (tome um banho, coloque fragrâncias suaves como a da lavanda, alongue-se para relaxamento ou medite e desligue eletrodomésticos e eletrônicos para que o quarto se mantenha escuro.
  • Estabeleça um tempo para atividades prazerosas.
  • Invista no autocuidado e no autoconhecimento. Refletir sobre a saúde de forma integral: corpo, mente e espírito, pois quando cuidamos com carinho de nós mesmos podemos cuidar melhor do outro e de todas as nossas responsabilidades.

Palavra de especialista

Convidamos a Psicóloga Liliane Fagundes para falar sobre ansiedade meses próximos ao grande dia.

“A ansiedade antes do casamento é algo muito comum, pois cerimônia é o marco de uma grande mudança na vida de um casal, e isso não é motivo para ter medo”.

Para Liliane, há diversas maneiras de manter a saúde mental em dia, bastando procurar por um psicoterapeuta, diante de sinais de alerta.

Mas para evitar que a ansiedade lhe paralise neste dia especial, procure estabelecer um breve roteiro de ideias e faça um planejamento do seu evento, não tente ter o controle de tudo, peça ajuda, trabalhe com fornecedores de confiança, converse com seu noivo e divida as tarefas.

Tenha em mente que é impossível que tudo saia exatamente como você planejou, pois não temos o controlem, para que as pessoas façam exatamente o que idealizou e desejou e alguns pequenos detalhes apenas você irá enxergar.

O mais importante, evite os pensamentos negativos, pense positivo, pois você fez o sua melhor, esta com a pessoa que ama, não deixe que a insegurança estrague este dia tão feliz.

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