Como medir o dedo para comprar uma aliança? - Blog Casamento Único

Como medir o dedo para comprar uma aliança?

Por Joia Única em
Como medir o dedo para comprar uma aliança?

Você já está pronto para fazer o pedido de casamento, mas ainda não sabe qual o tamanho do aro do anel do seu amor? Em um momento tão especial não há espaço para erros. Tudo deve ser único e perfeito. Já imaginou na hora de tanta emoção o anel não caber no dedo da sua amada ou amado? Ninguém deseja isso.

Neste artigo, trouxemos alguns métodos de medição para você descobrir qual o tamanho correto e comprar a aliança que tanto deseja. Sabe-se que há muita coisa a considerar para planejar o momento de pedir aquela pessoa especial em casamento, por isso, vamos lhe orientar da melhor maneira para que entenda como tirar a medida.

Importância da aliança

A aliança representa união eterna. Isso explica o fato de possuir a forma de um círculo, ou seja, não tem fim.

As alianças simbolizam a fidelidade e o compromisso entre o casal que as colocaram no dedo diante de várias testemunhas. É priorizar uma vida em conjunto e prometer lealdade até que a morte os separe.

Até o século XIII não havia aliança de noivado ou de casamento. Os primeiros registros apontam que a troca de alianças teve origem do povo hindu e com o passar do tempo, o costume foi adotado entre gregos e romanos. Foi na Grécia e em Roma que o anel passou a ser utilizado no quarto dedo da mão esquerda. Acredita-se que essa tradição tem a ver com a veia que tem ligação com coração, conhecida como veia d’amore. A escolha do dedo foi uma determinação da Igreja Católica para demonstrar de forma simbólica união entre casais “cristãos”.

Medindo o aro do dedo de maneira simples

  • Pegue uma linha ou pedaço de linha ou papel que seja mais largo que 15 milímetros. Enrole na base do dedo;
  • Use uma caneta para marcar a linha ou papel onde ele se encontra a outra extremidade;
  • Com uma régua meça do início até a marca feita com uma caneta.

A Joia Única fez um vídeo explicando o passo a passo. Veja aqui.

Outros métodos de medição

Para medir o aro do anel com mais precisão, há diversos métodos disponíveis. Aqui, vamos explicar quais são os procedimentos e o grau de exatidão de cada um. Também explicaremos as dificuldades de acertar a medição de acordo com o método escolhido. Para que a medida possa ser realizada corretamente é importante ter um anel de referência usado no dedo anelar esquerdo. Veja abaixo:

Bastão medidor de anel

A precisão desse método é muito alta. O instrumento é encontrado em joalherias e para medir o aro, precisa apenas posicionar algum anel de sua noiva no medidor para descobrir o tamanho exato.

Não há no mercado um padrão universal na fabricação do bastão medidor de anéis. A padronização não foi possível pela ABNT, que até tentou, mas não deu certo. Mesmo sem um padrão definido, a variação entre medidores é muito pequena e não influencia na medição correta.

Aneleira

Possibilita uma boa precisão. Nesse método, você vai ter que levar a sua noiva à joalheria para fazer a medição. Mas se prefere surpreender, o melhor é utilizar a nossa primeira dica. Na aneleira, o aro deve ficar justo no dedo. O problema desse método é que o peso dos outros aros pode influenciar na precisão, por isso, verifique se ficou justo. Uma dica para não errar no tamanho é observar se houve alguma dificuldade moderada na hora de retirar o aro. Essa dificuldade é importante e indica que o aro está correto. Isso significa que a aliança de noivado ou de casamento ficará confortável durante o uso.

Aneleira virtual

Não é muito confiável e o grau de erro é muito grande. O método é feito por de um aplicativo disponível nos sites das joalherias. A ideia é permitir a descoberta do tamanho dos aros de anéis e alianças sem sair de casa. É simples e prático. Em poucos segundos, você consegue medir a parte interna do aro do anel. Para não ter erro, no momento da medição utilize um anel com aro simples e fino. Podem influenciar na medição: design do anel utilizado para medição, ângulo de visão e erros na calibragem da tela do monitor podem gerar pequenos erros.

Você imprime a imagem e coloca um anel que você já tenha em cima dos anéis no papel. Aquele em que seu anel “couber” é a medida do seu dedo. Esta medição também pode ser feita sem imprimir, apenas posicionando o anel sobre a tela.

Paquímetro

O método é conhecido por ser o mais preciso para medir o aro do anel. Para saber exatamente o tamanho do aro do dedo da pessoa amada, pegue um anel de referência e com o um paquímetro meça o diâmetro do interior do aro. Quando for comprar a aliança, é só informar o diâmetro que descobriu e escolher o modelo que mais combina com o seu amor. Assim como as aneleiras, o paquímetro também tem a sua versão virtual, mas a precisão não é tão confiável.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.