Como utilizar as cores do ano no seu casamento - Blog Casamento Único

Como utilizar as cores do ano no seu casamento

Por Joia Única em
Como utilizar as cores do ano no seu casamento

Como todos os anos, 2021 também terá casamentos. Um pouco diferente dos demais, mas sem perder a beleza e a sensação de estar em um conto de fadas.

Durante a organização da cerimônia, as noivas são as que mais ficam ansiosas e querem que tudo saia perfeito.

Com isso, vem também o desejo de atrair energia positiva por meio de objetos, simbologia e cores. E são delas que vamos falar nesse artigo.

A escolha da tonalidade é essencial e significa muito para muitos casais.

Por isso, eles e os organizadores de casamentos ficam atentos à divulgação das cor do ano, realizado anualmente pela Pantone Color Institute, empresa responsável pelos padrões gráficos utilizados por diversos profissionais, como arquitetos, designers de ambientes, pintores profissionais e outros que trabalham com sistema de cores.

Para 2021, a Pantone Color Institute anunciou dois tons: Ultimate Gray e Illuminating.

Imagem com amostras dos dois tons: Ultimate Gray e Illuminating.

Esta é a primeira vez que a tonalidade cinza é selecionada, mas a segunda vez que duas cores foram escolhidas. Em 2016, foram selecionadas: Azul Serenity e Rose Quartz. Primeiro par de cores escolhido pelo Instituto.

Ultimate Gray e Illuminating: que cores são essas?

Se você nunca ouviu falar em ultimate Gray e illuminating não tenha vergonha em admitir. Tenho certeza de que não é a única perguntando-se: Afinal, que cores são essas?

Vamos te explicar…

Illuminating nada mais é do que o nosso velho conhecido “amarelo”. Já ultimate Gray é a cor Cinza.  Elas dão resiliência e esperança.

As tonalidades encorajam e inspiram.

Além disso, amarelo e cinza combinam e ficam extremamente lindas juntas:

Montagem com diversas imagens de casamento.

A cor Ultimate Gray transmite solidez e confiança. Enquanto “Illuminating” remete a brilho, vivacidade e lembra o calor do sol. As tonalidades se complementam.

Segundo especialistas da Pantone Color Institute, a escolha do cinza reflete o ano de incertezas por causa da pandemia do novo coronavírus.

Mas há um outro motivo por trás do ultimate gray, a cor representa estabilidade, compostura, resiliência. “É a cor que denota fortaleza”, afirma Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone. 

Já o amarelo significa a esperança de dias melhores. A combinação dos tons transmite um sentimento de força e positividade. Maravilha!

Então, casais, que já estão com datas marcadas para confirmarem a união, nada de deixarem ultimate Gray e illuminating de fora da celebração.  

Como utilizar as cores no seu casamento

Antes que você saia correndo para deixar a sua festa de casamento apenas com duas cores, vamos explicar como utilizar as tonalidades no seu casamento de maneira elegante e leve.

Não é necessário utilizar apenas amarelo e cinza. É possível balancear as tonalidades utilizando a roda das cores, porque traz tons análogos:

Assim, é possível criar uma harmonia perfeita. Também é possível criar contrastes interessantes.

Veja alguns exemplos de como usar as tonalidades do ano

Buquês: O par de cores ultimate gray e illuminating ficam perfeitos no buquê de casamento. Não é difícil fazer essa combinação, já que há uma variedade de flores no tom amarelo, como rosas, crisântemos, cravos, margaridas, girassois, tulipas, lírios e muito mais. Para um buquê mais bonito, escolha um que represente o cinza com flores secas e tenha como fitas da mesma tonalidade.

Decorações: Usar apenas em detalhes pontuais e discretos. Se quiser uma explosão de cor, coloque o amarela em arranjos florais ou nas toalhas das mesas. Para ficar mais harmonioso, utilize o cinza à composição. A combinação também fica perfeita quando usadas em estampas gráficas, dando um tom contemporâneo.

Madrinhas: É possível optar por uma das duas cores na hora de definir o vestido das madrinhas. Mas, antes, converse com todas para saber qual tonalidade é a mais preferida. Outra opção é deixá-las livres para escolher um tom neutro e complementá-lo com adereços ou buquês com as cores do ano. Vão ficar maravilhosas.

Noivos: Para os noivos, combinar terno cinza e gravata e flor de lapela amarela é perfeito. Não tem como errar. Para as noivas, além do buquê, elas podem usar amarelo nos sapatos ou nos adereços do cabelo. É uma maneira de quebrar o look branco do vestido.

Como são definidas as cores do ano

Pode parecer fácil, mas não é. A escolha das cores do ano envolve diversos profissionais e especialistas de várias áreas e que estão comprometidos em refletir uma mensagem positiva.

O Pantone Color Institute envolve diversos pesquisadores para a definição das cores do ano, que serão utilizadas em festas de casamentos em outras cerimônias. A decisão não é aleatória, mas baseia-se nos acontecimentos do mundo.

A cor do ano é divulgada no mês de dezembro, porém, pesquisadores trabalham nisso durante meses. O papel deles é perceberem as emoções culturais, analisarem episódios que influenciam na vida das pessoas e no mundo. A partir daí, os especialistas escolhem cores que passem uma mensagem positiva e de esperança para o ano seguinte.

Há 19 anos a Pantone Color é responsável pela a escolha das tonalidades que vão reger o ano e influenciar nos tons escolhidos em diversas cerimonias matrimoniais.

Na primeira edição, o azul “Cerulean” foi o escolhido para tranquilizar a população que temia pelo “bug do milênio. Acreditava-se que o bug aconteceria na virada de 1999 para 2000, causando um alvoroço mundial. Não à toa, 2000 foi ano do azul claro, transmitindo leveza e tranquilidade para o mundo.

Já em 2002, o tom “TrueRed” representou os atentados de 11 de setembro de 2001 às Torres Gêmeas, no Estados Unidos. A cor servia como um alerta para o mundo ao que estava por vir após os ataques.

Em 2017, a tonalidade escolhida foi o verde “Greenery”, refletindo a renovação. O tom escolhido demonstra os primeiros dias da primavera, ou seja, quando a natureza se renova. Foi um recado a um mundo cada vez mais estressante e tenso, deixando o ser humano cada vez mais doente.  A intenção era passar uma ideia de recomeço e de otimismo.

Agora, com uma pandemia que atormenta o mundo e tira o sossego de milhares de pessoas, duas cores foram as escolhidas: amarelo e cinza. Cores que denotam otimismo e muita luz.

Agora que você já sabe como utilizar as tonalidades, aprece-se para organizar o seu casamento e seja feliz. 

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.