De quanto em quanto tempo deve-se trocar a aliança? - Blog Casamento Único

De quanto em quanto tempo deve-se trocar a aliança?

Por Joia Única em
De quanto em quanto tempo deve-se trocar a aliança?

Mesmo que sua vida afetiva esteja correndo bem e não esteja passando por nenhum problema, que é comum no relacionamento de vários casais, às vezes, faz-se necessária a troca da aliança.

O símbolo da comunhão pode apresentar alguma avaria ou o modelo não pode satisfazer mais as paixões dois noivos. Daí vem a dúvida: é possível trocar a aliança? Para entender essa pergunta, continue com a leitura deste post.

Tentamos reunir as principais informações acerca do momento em que sejam importantes as trocas de alianças. Continue com a leitura!

Conheça o momento ideal para trocar as alianças

Quaisquer pessoas que estejam dispostas a celebrar um compromisso com outras, mesmo que não seja propriamente um matrimônio, tendem a utilizar alianças.

A aliança vem à tona como espécie de elo que liga os casais, expressando, assim, o compromisso de um para com o outro. O formato circular expressa um significado: que é o infinito, a eternidade. Ou seja, algo que, em tese, representa a eternidade da relação.

Agora, desprendendo um pouquinho da simbologia que representa as alianças, vamos elencar as principais situações em que são importantes as trocas da joia:

Renovar os votos

Em períodos mais remotos, a renovação ocorria a partir dos 25 ou 50 anos de relacionamento. Ocorre que os costumes sempre vão mudando e, nos dias atuais, a reafirmação dos votos já pode ocorrer a partir do 5º ano de relacionamento.

Mas é importante frisarmos que não existe regra para isso. Ou seja, se algum casal, por exemplo, achar importante a troca após um ano de relacionamento, nada impedirá que realize a troca. O importante é agir como se sentir bem!

A cerimônia de renovação de votos costuma proceder a partir de uma celebração, troca de presentes, troca de aliança e uma nova lua mel. Geralmente, é uma festa mais intimista ou até mesmo particular. Quem achar importante pode inclusive registrar o momento.

Trocar por um modelo diferente

A aliança não é apenas um símbolo, mas também uma joia que poderá ser trocada ou guardada. Então, não é incomum a situação de alguns casais quererem substituir a joia por um modelo mais atual ou que chame mais atenção.

Sempre há várias opções no mercado e os gostos vão mudando, então você poderá ir juntamente com seu parceiro (a) escolher um modelo que mais agradem. Inclusive, há a opção de ir a um designer e pedir para que ele desenhe um modelo conforme suas necessidades.

Aliança sem brilho ou fosca

Uma situação também comum para a troca é quando as alianças perdem o brilho ou a beleza. Essa situação é comum, sobretudo, em casais que costumam expô-las a agentes abrasivos ou produtos químicos.

Ainda que possamos contar, também, com a hipótese de limpeza e polimento, chega a um momento que os defeitos são irreversíveis e somente através da troca é que se poderá resolver!

As bodas de casamento ou de namoro

As bodas de namoro ou casamento são os nomes dados aos aniversários de relacionamento dos casais. É uma forma de tornar público um pouquinho da história dos parceiros.

Existem bodas para todas as datas possíveis, chegando inclusive ocorrer de mês em mês. Então, àqueles casais que são apaixonados por esses aniversários é uma ótima oportunidade para a troca da aliança ou anel de compromisso.

Troca do estágio do relacionamento

Especificando-se em matrimônio, no momento do pedido de casamento é comum usar uma aliança de noivado.  Já no momento do matrimônio, as alianças poderão ser substituídas por outras próprias para a celebração.

Daí o casal poderá ficar com duas joias diferentes: a primeira simbolizando a aceitação do relacionamento e a segunda simbolizando o desejo de ficar juntos por toda a vida.

Para facilitar sua vida, aproveite as comodidades do e-commerce para trocar as alianças

Com o advento da Pandemia da Covid-19, o e-commerce tornou mecanismo necessário nas relações das pessoas. Com isso, no conforto de sua casa, é possível contar com uma rede variada de estabelecimentos de acordo com sua procura.

Quando o assunto é joia ou aliança, a situação não é diferente. É possível contar com uma grande variedade joalherias espalhadas pelo país, comparar modelos, trocar o modelo se for preciso, contar com o direito de arrependimento, entre outros.

Então, nos preparativos para uma cerimônia de troca de alianças, em vez de ficar mais preocupado em ir ter que às lojas físicas para escolher um modelo, talvez seja mais vantajoso comprar pela internet e economizar tempo.

Além disso, o simples fato de que, por meio do e-commerce, é possível ter acesso a praticamente todas as joalherias do país, abre a oportunidade de achar um modelo que realmente agrade. Isso evita a escolha de joias por falta de opções!

E se não conhece a empresa desejada, é possível buscar os comentários de outros consumidores e tirar sua opinião. Por isso, agora, que conhece os momentos ideais para troca das alianças que tal não dar uma pesquisada em novos modelos pela internet?

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.