"Fazer" enxoval é mesmo necessário? - Blog Casamento Único

“Fazer” enxoval é mesmo necessário?

Por Joia Única em
“Fazer” enxoval é mesmo necessário?

Ainda que montar um enxoval nem sempre é necessário, podemos afirmar que é uma ótima opção aos casais ou pessoas que vão morar em uma casa nova. Neste caso, é certo que precisará de:

  • Lençol;
  • Toalha de banho;
  • Cobertor;
  • Travesseiro;
  • Pano de prato, entre outros.

Daí, aos pouquinhos, é possível ir montando um enxoval, nos meses antecedentes à união ou mudança, mas sempre se lembrando de comprar somente o necessário! O erro de muitos casais ou pessoas é de exagerar e esquecer que temos a vida toda para comprar estes utensílios!

O enxoval, portanto, é apenas o mínimo básico necessário para se mudar e não passar aperto na casa ou vida nova. Não esqueça também de dar prioridade sempre à qualidade dos produtos!

Sempre é importante começar pelas peças necessárias e considerar o tamanho do ambiente e o tempo disponível para cuidar da casa. Não adianta exagerar no enxoval sendo que tem pouco espaço!

Neste post, pretendemos dar algumas dicas de como fazer seu enxoval e ajudar a identificar se realmente ele será necessário na sua união ou mudança! Curioso? Acompanhe!

O que é o tal enxoval para casamento ou qualquer união ou até mesmo para uma vida sozinha?

Primeiro, precisamos quebrar a ideia de que o enxoval só serve para casais tradicionais que casarão no papel ou na igreja. Não mesmo! O enxoval pode ser importante até mesmo para pessoas que vão se mudar e morarão sozinhas!

Além disso, enxoval pode ser utilizado até mesmo por namorados que resolveram morar juntos e vão comprar/alugar um espaço novo. E nunca devemos deixar de considerar que existem várias formas de famílias que não se resumem apenas às figuras tradicionais!

Mas uma coisa que sabemos é que para se montar um enxoval, este deverá alinhado ao gosto do casal ou da pessoa que necessitará de utensílios no espaço novo ou casa nova!

Fazer enxoval é algo que existe há muito tempo e que tem uma origem muito tradicional. Ocorre que nos dias atuais isso ganhou outro viés, devemos ser mais práticos e funcionais! Comprar sempre o que for necessário e de acordo com a composição da família!

De tal modo, aquela ideia de quanto maior o enxoval melhor caiu por terra!

Em suma, o enxoval é uma espécie de kit ou conjunto montado pelas diversas formas de família antes da união ou mudança! Deve sempre compreender apenas o itens essenciais para a rotina da vida!

Por isso, enfatizamos sempre que o excesso não é bom! Ao longo dos anos, coisas novas vão surgindo e os produtos precisam ser trocados! Deste modo, compre o necessário, pois uma hora ou outra será preciso trocar!

Sempre tente montar de acordo com o tamanho do espaço e preferência. Se contar com um espaço pequeno, não é viável comprar muita coisa! E, por exemplo, se não tem hábito de usar toalha de mesa, qual é a necessidade de incluí-la ao enxoval? Nenhuma!

De modo geral, quais são os principais itens que fazem parte de um enxoval?

Mesmo não estando vinculados a regras, podemos elencar alguns itens mais comuns em enxovais. Desta maneira, aos interessados é permitido montá-lo do modo que lhes forem mais convenientes.

Vamos elencar os itens mais comuns, mas lembrando de que não é regra:

  • Jogo de cama;
  • Capa de travesseiro;
  • Toalha de rosto;
  • Toalha de banho;
  • Tapete para banheiro;
  • Roupa de banho;
  • Roupão;
  • Cobertores ou edredons;
  • Toalha de mesa;
  • Jogo americano;
  • Pano de prato.

E não se esqueça de que não é recomendado o exagero! Por isso, não saia comprando as coisas desesperadamente! Sempre priorize o que realmente irá precisar na vida nova!

Devo seguir uma lista pré-estabelecida?

Como vimos não há necessidade de seguir nenhuma lista pré-estabelecida. Tentamos elencar os itens mais necessários em uma casa ou espaço novo, isto, claro, para aquelas pessoas que não têm nada!

E se não tem dinheiro suficiente, compre aos poucos e com antecedência! As coisas não precisam acontecer desesperadamente! Planeje tudo com antecedência para conseguir dar conta!

Não é preciso comprar uma variedade de itens, tente comprar no máximo dois de cada, pois na hora que um tiver sujo terá outro para substituir. Mais que isso já é exagero!

Mas de que modo devo escolher as peças do meu enxoval?

Primeiro passo é sempre ser prático! Sem nada de exagero! Especialistas recomendam sempre escolher cores neutras que serão adaptáveis a qualquer ambiente! É bom também seguir um padrão a fim de evitar a formação de um “carnaval”!

Sempre em relação a tecidos é bom prezar pela qualidade e conforto! Se tem pouco dinheiro compre menos e com qualidade! Mesmo se faltar alguma coisa, não apavore! Em algum momento da vida, terá tempo para complementar!

E o principal ponto é sempre investir no que mais precisará e que realmente usará! Entre comprar em pouca quantidade e não comprar algo que não usará, o ideal é que não compre!

Neste caso, na montagem de um bom enxoval não se aplica a máxima de que um dia poderá precisar! Se um dia realmente precisar, no momento ideal, será adquirido!

Devo comprar antes da união ou da mudança?

O mais recomendado é que monte o enxoval aos poucos e devagar! Nem todo mundo tem condições de montá-lo de uma vez! Se for comprando aos pouquinhos, na hora que ele for necessário já estará completo!

Se for um enxoval para casamento ou união e for contar com alguns convidados, tem que se ter por conta que provavelmente ganhará algum presente! Por isso, se realmente quiser fazer um enxoval e for fazer alguma celebração com convidados, o ideal é que a celebração ocorra antes da mudança, pois, assim, será adquirido somente o que for realmente necessário!

Em alguns casos, a depender do número de presentes, o enxoval nem será necessário! Sempre um bom planejamento é importante para evitar essas situações desnecessárias!

Agora se você for uma pessoa solteira que queira fazer um enxoval, provavelmente não ganhará nada de ninguém! Por isso, monte seu enxoval conforme suas necessidades e sempre lembrando que não terá necessidade nenhuma de comprar em maior quantidade! Afinal, é para apenas um! Por isso, sopese se a feitura do seu enxoval será mesmo necessária!

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.