Lista de convidados: como montar - Blog Casamento Único

Lista de convidados: como montar

Por Joia Única em
Lista de convidados: como montar

Uma decisão importante a ser tomada tem relação com as pessoas que devemos convidar quando na realização do casamento ou qualquer outra celebração que seja importante. Por meio da lista de convidados, é que se dá para decidir os detalhes mais importantes de uma festa:

  • Temática;
  • Endereço da celebração ou casamento;
  • Número de convites, entre outros.

Pensando nesses detalhes, criamos este post com intuito de reunir as principais informações acerca de uma boa montagem de lista de casamento ou celebração. Ou seja, pretendemos ajudá-lo a montar uma lista da melhor maneira possível. Confira:

Como devo fazer minha lista de convidados?

O primeiro passo é fazer uma lista bem completa e extensa com todos os convidados pretendidos. Pode preenchê-la e colocar nomes sem medo, ao final, é o momento de realizar cortes nesta lista:

  • Pessoas distantes: pessoas que não fazem parte do seio familiar, ou seja, aquelas pessoas que não vê há muito tempo e nem sabe direito sobre sua vida.
  • Conhecidos de terceiros: aquela pessoa que é conhecido de algum parente seu, mas que esse parente adoraria convidar. Lembre: o momento é muito especial, a celebração é sua, então nada mais justo do que convidar as pessoas que realmente tenha contato.
  • Relacionamentos anteriores: qualquer pessoa relacionada a relacionamentos anteriores não deverá constar na nova lista. Com exceção, se forem amigos!
  • Amizades virtuais: é muito comum haver amizades e relacionamentos virtuais, mas nem por isso você é obrigado a convidá-los para sua celebração. Mantenha a amizade no plano virtual! Não precisa ser no momento da celebração a materialização da amizade, reserve para outros momentos!
  • Vizinhos e colegas de trabalho distantes: Se forem amigos, beleza! Não há problema em convidá-los, mas, caso contrário, não se sinta obrigado!

Outra dica importante: nunca montar a lista de convidados com a quantidade exata de pessoas. Sempre é bom dar uma margem maior, ou seja, 10% a mais! Por exemplo: se a lista consta com 100 convidados, programe a celebração para 110 pessoas.

Imprevistos sempre podem acontecer e, com isso, surgir pessoas que deveriam ser convidadas na última hora. É melhor sobrar do que faltar!

Número de ausentes na celebração

O número de pessoas ausentes na celebração é interligado com o número de convidados. Ou seja, quanto mais convidados, mais ausentes na festa! E quanto menos convidados, menos faltas!

Daí se for fazer um mini wedding, lembre-se de nunca extrapolar o número programado de convidados, uma vez que a chance de todos irem sempre será maior!

Quer evitar a preocupação? Faça um RSVP!

O que é um RSVP?

O RSVP nada mais que é uma confirmação de presença dos convidados.  Essa confirmação pode ser dividida, sobretudo, em três maneiras:

  • E-mail ou telefone no convite: no fim do convite, os interessados colocam um telefone ou endereço de e-mail para os convidados confirmarem sua presença até determinado dia!
  • Página de casamento: muitos casamentos contam com a disponibilização de um próprio site para o casamento. Para isso, muitos convidados têm acesso a um link no endereço e fazem a confirmação da presença.
  • QR code: por meio de um leitor de QR code os convidados poderão fazer a confirmação!

Preste atenção, importante: O RSVP é apenas uma forma de ponderar uma quantidade aproximada de convidados que irão à celebração! Nunca o tenha como medida exata, visto que muitos convidados confirmam e não vão e outros vão sem confirmar!

Por isso, sempre entregue a lista completa a fim de evitar esses imprevistos!

Mas sabe como convidar poucas pessoas para a celebração?

O grande desafio àqueles que querem fazer um mini wedding é o de convidar poucas pessoas. É uma tarefa muito árdua fazer uma lista com até 100 convidados! Sempre ficamos com medo deixar alguém de fora!

Mas vale seguir algumas premissas:

Pessoas próximas

Sempre se preocupe com as pessoas que fazem parte da sua vida. Que sabem sobre sua convivência e sobre a sua história! É importante sopesar as pessoas de que algumas formas contribuíram para sua união!

Nunca convide por obrigação!

Nem considere aquela pessoa que se sinta obrigado em convidar! Lembre-se: a festa é pequena! Tem que estar presentes só as pessoas especiais!

Como deve ser o convite?

Se a festa é pequena, deixe explícito no convite o termo ”mini wedding”. Os convidados já saberão, portanto, que tratará de uma celebração mais intimista.

Quais vão ser os padrinhos?

Se for um casamento e deseja convidar um padrinho, escolha as pessoas que mais se destacam para assumir esse papel!

A quantidade de padrinhos sempre é proporcional ao número de convidados. Se for uma festa grande, é normal que existam mais padrinhos! Se for o caso de um mini wedding, um casal é o suficiente!

A escolha deverá ser pautada sempre nas pessoas que são peça-chave da união. Tem que ser aquelas pessoas que fazem parte, de verdade, do seio familiar!

Agora que sabe como organizar sua lista, que tal começar ?

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.