Relacionamento em tempos de pandemia: como passar por isso - Blog Casamento Único

Relacionamento em tempos de pandemia: como passar por isso

Por Joia Única em
Relacionamento em tempos de pandemia: como passar por isso

Em tempos de pandemia, muitos relacionamentos sofrem conflitos que impactam o convívio a dois. Leia este texto e evite que o momento desestruture a sua relação!

Se manter a saúde do relacionamento já era um desafio antes, em tempos de pandemia tudo ficou ainda mais complicado. Seja por influência da situação no mundo todo, o que deixa todo mundo apreensivo e com o nervosismo mais inflado, ou por simplesmente estarmos vivendo as mudanças que um confinamento diário impõe.

De qualquer forma, o momento atual pode não beneficiar o convívio amoroso, principalmente no caso de pessoas que tinham o costume de viajar, passear, ir a festas, bares e reuniões com amigos. Ou seja, todo mundo, mesmo que em maiores e menores índices.

Com o número de infectados subindo, ficar em casa é a regra mais fundamental da crise na saúde pública, pois, junto às demais formas de prevenção, é o modo mais eficaz para manter-se seguro da contaminação. Sabemos que o momento em si é desafiador e, por isso, é preciso saber como manter o bom convívio no relacionamento.

Mas, não se preocupe! Selecionamos dicas necessárias para que você saiba como passar por esse período em tempos de pandemia. Confira!

Saúde mental VS relacionamento: qual a ligação?

Você já parou para pensar que, se você anda tendo conflitos consecutivos com outras pessoas, pode ser que esteja precisando parar para refletir sobre como tem vivido os seus dias? Muitas das vezes, estamos tão absortos em nossos afazeres diários que não percebemos o quanto precisamos parar, respirar e cuidar da nossa mente.

Mas, entenda: há o outro lado também. Mesmo que você esteja cuidando da sua saúde mental e vivendo bem, o relacionamento pode ser um divisor de águas na sua vida.

Isso significa dizer que ambos os lados precisam estar em sintonia, porque da mesma forma que o seu humor, por exemplo, influencia na sua relação, a vivência a dois também impacta na sua saúde mental.

Em um estudo publicado pelo Doutor em Psicologia Adriano Schlösser foi concluído que:

 “Os relacionamentos amorosos, quando considerados uma fonte de bem-estar, são um importante fator de proteção da saúde mental, favorecendo o crescimento individual e a satisfação conjugal”.

Além disso, a publicação também afirma que o relacionamento conjugal está associado à saúde mental e à qualidade de vida, especialmente na fase adulta, justamente por trazer satisfação conjugal e felicidade vinculadas a respostas positivas do nosso corpo e mente.

O que é essencial para um relacionamento saudável

Afinal, você sabe o que é essencial para um bom relacionamento? Selecionamos os principais elementos para você conhecer:

  • Respeito: respeitar é crucial em qualquer relação, seja o espaço, o momento, o jeito, os gostos, a crença, a filosofia de vida, entre outras questões;
  • Honestidade: fingimentos, mentiras e omissões não são elementos favoráveis ao relacionamento. É preciso, acima de tudo, ter honestidade com seu par;
  • Empatia: é necessário se colocar no lugar do outro para analisar por outra perspectiva a situação, sentir e compreender as dores da pessoa;
  • Confiança: confiar é o ponto chave para qualquer vivência a dois, pois mostra que você pode contar com seu par em qualquer situação, mas é importante ser recíproco nisso também;
  • Compreensão: entender as diferenças que há entre você e seu par é fundamental para que haja compreensão nos bons e também nos piores momentos;
  • Companheirismo: não é em vão que muitos conselhos indicam procurar alguém que, antes de tudo, seja um amigo(a), afinal, o companheirismo é um ponto chave em uma relação.

 Dicas de como lidar com o relacionamento na pandemia

Como mencionamos, a pandemia vem desafiando até mesmo relacionamentos mais maduros, imagina os que são mais recentes. Multiplica esses desafios para quem mora junto e teremos conflitos ainda mais intensos, já que o isolamento exige que passemos mais tempo dentro de casa, sem poder mudar muito a rotina.

Mas, afinal, como lidar? É possível manter a saúde da relação nesse período difícil em que estamos vivendo? Sim! Veja nossas dicas para isso:

Mudem a rotina

Sabemos que o ideal é evitar sair e que isso dificulta a mudança na rotina. No entanto, não é impossível alterar um pouco os costumes diários e que, por se repetirem muito, podem causar certo cansaço.

Por exemplo: em vez de cozinhar no final de semana, peça uma comida por delivery; num dia qualquer, principalmente durante a semana maçante, assistam a um filme juntos ou comecem uma nova série; outra dica para mudar a rotina e se conectar mais com a outra pessoa é apostar em jogos, sejam de tabuleiro ou online.

Escutem um ao outro

Compreensão e amizade são dois dos elementos fundamentais em um relacionamento, lembra? Portanto, ouvir um ao outro nesse momento é essencial para que vocês entendam o que está acontecendo e quais são as causas disso. Além do mais, é muito importante que compreendam o que o outro sente e como tem lidado com tudo.

A gente sempre acha que conhece a pessoa com quem vivemos ou namoramos, mas a verdade é que, muitas vezes, não conseguimos perceber o que está havendo. Por isso, conversem e tentem procurar soluções cabíveis para os conflitos e problemas. Acima de tudo, sejam amigos!

Se relacionem com outras pessoas

Não, não estamos falando que vocês precisam sair e se aglomerar. Mas o fato de não poderem sair não deve impossibilitar a conexão com os amigos, familiares e colegas. As chamadas de vídeo são um ótimo veículo para isso, pois permitem uma proximidade maior do que enviar mensagens de texto, por exemplo.

Portanto, marquem uma chamada com aqueles amigos que vocês não veem há algum tempo e se distraiam juntos. Inclusive, é possível até mesmo jogar online e assistir a filmes a distância com a galera.

Tenham um tempo para si

É fato que a rotina de quem mora junto mudou com a pandemia. Talvez você esteja em home office agora ou a pessoa com quem você vive. Isso, sem dúvida, impactou o dia a dia, certo? Nesse contexto, é fundamental entender que estar sob o mesmo tempo não significa necessariamente estar sempre junto.

Reservem um tempo para si, seja para fazer nada, para meditar, fazer exercícios, ler um livro, estudar ou colocar em prática alguma habilidade deixada de lado até então, como pintar ou desenhar. Inclusive, procurar aprender uma atividade nova também é uma excelente forma de lidar com o momento.

Dica bônus: façam terapia

O que estamos vivendo foge do normal e muito complicado. É comum que estejamos com os nervos à flor da pele, temerosos e irritadiços.

Então, a dica que não poderia faltar é: façam terapia com um profissional qualificado, seja individualmente ou de casal. Contar com o apoio e conhecimento de quem trabalha no ramo sem dúvida é muito importante para mantermos a saúde do relacionamento em tempos de pandemia.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.